Notícias

Voltar

Colheita 2021

Colheita 2021

Chegou a hora de colher os frutos de uma safra de muita dedicação e trabalho, e a equipe técnica da Cooparcentro preparou algumas orientações para o bom desempenho da sua colheita.


1 - Momento certo
Monitorar e Identificar o momento correto para a colheita da soja é imprescindível, pois só assim será obtido um melhor aproveitamento do que for colhido.
A colheita deve ser planejada assim como todas as demais etapas de produção, a fim de facilitar o processo e gerar grãos de qualidade. O momento ideal para colheita de soja no campo é quando a mesma se encontra com, pelo menos, 95% das vagens maduras (maturidade de campo, estádio R8), associado a desfolha total da planta.

2 - Umidade
A umidade é um dos fatores a serem analisados para evitar perdas na colheita de soja. Quando os grãos são colhidos com umidade abaixo do recomendado, a possibilidade de quebra dos grãos é grande. Quando a colheita é feita com excesso de umidade, há uma necessidade maior de secagem dos grãos nas unidades de recebimento, o que ocasionam descontos na remuneração ao produtor.
O momento ideal para colher é quando a umidade dos grãos está entre 13 a 15%. É indicado monitorar as mudanças da umidade na lavoura, em decorrência de chuvas ou decréscimo nas temperaturas noturnas e formação de forte orvalho.

3 - Regulagem da colhedora x velocidade
Dentro de regulagem podemos subdividir a colhedora em partes:
Barra de corte –  Deve-se trabalhar com a barra de corte o mais próximo possível do solo, sempre observando a altura de inserção das primeiras vagens, a fim de evitar que vagens fiquem presas a restos da cultura.
Molinete – Nesta parte da colhedora podemos observar facilmente as perdas em decorrência do mau uso ou funcionamento do equipamento. Deve ser ajustado a sua velocidade de rotação e posição, para que tenha um melhor recolhimento do material cortado pela barra de corte. Em geral, a rotação do molinete deve ficar um pouco superior à velocidade da colhedora.
A velocidade de deslocamento da colhedora deve ser de 4 a 5 km/h, porém, deve ser considerado cada caso, individualmente. Em uma lavoura com qualquer tipo de problema (desnível no solo, presença de plantas daninhas, maturação desuniforme, acamamento, baixa inserção de vagens etc.), o cuidado deve ser redobrado! 

4 – Manejo de plantas daninhas
A presença de plantas daninhas, além de atrapalhar o desenvolvimento da soja, influencia no desempenho das máquinas agrícolas durante a colheita.
Quando a presença de plantas daninhas na colheita é excessiva, pode ocorrer o chamado “embuchamento” da colhedora, ocasionando danos nas peças, lentidão na operação e atraso na colheita.
Neste caso, ainda há a possibilidade de dessecação da cultura e juntamente das plantas daninhas, para facilitar o manejo de colheita. Porem, salientamos que o controle de invasoras deve ocorrer antes da implantação da cultura e no início de seu estabelecimento.

Estamos mais uma vez ao lado do produtor para atender, orientar e receber os grãos da sua colheita. 

Os grãos são os bens do produtor e a Cooparcentro respeita isso. Entre em contato com a Cooparcentro mais perto de ti. Em Santa Maria, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Cachoeira do Sul.

Voltar

Notícias relacionadas